Encontre pesquisadores na UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filtrar por
Pesquisador


Informação completa do pesquisador


José D’Assunção Barros


Graduação: História

Mestrado: História

Doutorado: História

Acessar Currículo Lattes

Setor de trabalho:

Departamento de História (IM/UFRRJ), câmpus Nova Iguaçu

Telefone Institucional: (21) 2669-0817

Dados Complementares

Historiador, Escritor e Músico (Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro). Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense; Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria da História, Filosofia da História, Metodologia e Historiografia, bem como relativas à relação entre a História e as diversas formas de expressão artísticas (Música, Cinema, Literatura, Artes Visuais, Fotografia, Teatro, Urbanismo).

Estuda também temas historiográficos e sociológicos relacionados a ‘desigualdades sociais’ e ‘diferenças’, bem como temáticas relacionadas às ‘cidades’ concretas ou imaginárias, neste último aspecto com uma produção atenta às ‘utopias’ e ‘distopias’. Na área de Música, desenvolve pesquisas relacionadas à Musicologia Histórica e à Análise Musical. Nestas diversas áreas, escreveu 150 artigos em revistas de oito diferentes países (Brasil, Portugal, Canadá, México, Chile, Itália, Espanha, Dinamarca), e publicou 30 livros autorais, entre os quais ‘O Campo da História’, ‘O Projeto de Pesquisa em História’, ‘Cidade e História’, ‘A Construção Social da Cor’, ‘Teoria da História, em cinco volumes’, ‘O Tempo dos Historiadores’, ‘História Comparada’, ‘Desigualdade e Diferença’, ‘História, Espaço, Geografia’, ‘Os Conceitos’, ‘História e Pós-Modernidade’, ‘Interdisciplinaridade’, ‘As Fontes Históricas – uma introdução ao seu uso historiográfico’, ‘A Fonte Histórica e seu lugar de produção’, ‘Desafios para a Historiografia do Novo Milênio’ – todos esses publicados pela Editora Vozes – e ‘Raízes da Música Brasileira’ (Editora Hucitec). Foi coorganizador do livro ‘Cinema-História’ (Editora Apicuri). Fundador e Coordenador do LAPETHI – Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades. Entre as contribuições mais originais e relevantes, tem se empenhado em demonstrar que a imaginação musical, com conceitos como o de ‘acorde’ e ‘polifonia’, pode contribuir para renovar epistemologicamente campos como a História, Geografia, Filosofia e Antropologia.

Elaborou uma teoria especial para a compreensão da formação dos diversos campos históricos (‘O Campo da História’, 2004). Propôs um sistema original para a compreensão das relações e deslocamentos entre as ‘desigualdades e diferenças’ (‘Desigualdade e Diferença’, 2015; ‘A Construção Social da Cor’, 2009). Sua produção científica insere-se com frequência em uma perspectiva voltada para a Interdisciplinaridade, para a qual também contribuiu com artigos e livros (‘Interdisciplinaridade’, 2019; ‘História, Espaço, Geografia’, 2017; ‘Os Conceitos’, 2016). Além de atuar nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é Professor-Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). No âmbito desta última atuação acadêmica, escreveu o primeiro livro sobre ‘História Comparada’ – e outras modalidades historiográficas relacionais – escrito por um autor brasileiro.

    Tags:
  • cidades
  • Desigualdades Sociais
  • diferenças
  • distopia
  • história
  • história comparada
  • música
  • utopia

Pesquisas relacionadas